Ad Code

Responsive Advertisement

Chivaran Aurel, 42 anos

Chivaran Aurel. 42 anos. Conheci o Chivaran assim por acaso, à porta da sua casa. Com um sotaque carregado, conta-me que é natural da Roménia e veio parar aos Açores também assim por um acaso: "Fui numa viagem tipo excursão para o continente, e acabei por me mudar para lá. Tentei arranjar trabalho, mas não estava fácil porque era preciso visto e contrato e eu não estava a conseguir... Por mais outro acaso, conhecia dois rapazes da Roménia que estavam aqui, e tudo o que eles me contavam das ilhas fez-me mudar para cá e cá estou! Foi difícil mas arranjei trabalho, fiz por merecer. Trabalho como serralheiro. Conheci pessoas novas, conheci a minha esposa, e assim, tenho uma família cá."
Embora sinta-se muito bem de viver aqui em S. Miguel e esta já seja "a sua nova casa", a terra onde nasceu deixa saudades: “não vou a Roménia há 6 anos, e já saí de lá há 14... todas as pessoas têm sempre saudades da sua terra, mas já me habituei a viver cá em Portugal e cá numa ilha. No início foi assim na brincadeira, mas depois habituei-me bem e gosto muito de viver cá!", diz satisfeito.
Como conseguimos imaginar, esta mudança de país, de vida, de costumes não foi propriamente fácil e todas as suas conquistas foram resultado de trabalho árduo: “Sabes, uma pessoa tem de andar muito, lutar muito, trabalhar muito. Porque como sabes, as coisas não caiem do céu, todos nós temos que batalhar sempre muito...". 
Não pensa muito no futuro e vai deixando a vida acontecer um dia de cada vez. Tem apenas aquele sonho de emigrante de poder um dia voltar à sua Roménia: "Acho que um dia mais tarde, numa idade mais avançada, eu gostava de voltar... acho que pode acontecer. Deixar tudo para trás é difícil… mas sou muito feliz cá, tenho saúde, tenho esta linda família, e esta terra é linda! Não me arrependo de nada. Agora olho sempre em frente”, disse ele antes de se despedir. Boa sorte, Chivaran, e que voltes um dia à tua primeira casa. 

Lagoa. 4 de Junho de 2012
Rui Soares


Enviar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement