Ad Code

Responsive Advertisement

João Amaral, 73 anos

João Amaral, 73 anos. Devo começar por explicar que Sr. João - mais conhecido como Mota Amaral - é uma conhecida figura do panorama político, tanto a nível regional como nacional, tendo sido Presidente da Assembleia da República, bem como Presidente da Região Autónoma dos Açores durante quase 20 anos. Apesar de o já ter encontrado durante alguns trabalhos que fui realizando ao longo da minha carreira, nunca tinha realmente trocado palavras com ele, o que me levou a convidá-lo para o projecto quando o encontrei casualmente numa rua de Ponta Delgada.
Perguntei-lhe sobre o ritmo da sua vida nos dias de hoje. “Hoje em dia estou livre de actividades políticas, mas partidárias, porque um político nunca se reforma! Costumo acompanhar a evolução das coisas e continuo a dar a minha opinião através da escrita, sou comentador em rádios, também dou aulas e tenho o meu tempo todo ocupado, o que me deixa feliz”.
Quando lhe perguntei se tinha saudades do tempo em que era Presidente do Governo Regional, responde-me assim entre sorrisos: “Tenho e não tenho!” Explica, então, que não tem quaisquer saudades do "stress e das amarguras" que a tarefa trazia inevitavelmente consigo, mas tem saudade daquele tempo: "Era um tempo fascinante, romântico, um tempo em que todos nos sentíamos motivados a darmos o nosso melhor, pela liberdade, pela democracia, pelo progresso das nossas ilhas. Haviam menos interesses de ganhos imediatos, eram outros tempos e estes ficaram lá atrás”, diz com um tom carregado de nostalgia.
Agora, olha em frente e "improvisa" um pouco o seu dia-a-dia, e, embora tenha grande objectivos, não vive submetido a estes de forma obcecada porque é-lhe importante viver uma vida que "cultive muito a liberdade".
Por fim, diz-me que é muito feliz. “Preciso de pouco. Preciso estar bem com a minha consciência, preciso sentir-me estimado, ser correspondido no desejo de servir e amar a outra pessoa e por isso não tenho nada que me queixar!”. Muito obrigado pelo seu tempo. 

Ponta Delgada, 23 de Abril de 2016
Rui Soares


Enviar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement