Ad Code

Responsive Advertisement

António Rodrigues, 71 anos

“Vê-los a ir e a voltar é, sem dúvida, uma das minhas alegrias”


António Rodrigues, 71 anos. Aves. Algo que sempre me despertou curiosidade. Conseguem transmitir, sempre, um sentimento de liberdade e, em simultâneo, libertador.
Ao passar em Moscavide, observei uns quantos pássaros a sobrevoar um pombal. Não hesitei. E foi nesse momento e aí que abordei o António Rodrigues.
Os pombos foram o tema da abordagem, ao qual procurou furtar-se, alegando haver pessoas mais interessantes e conhecedores do assunto.
Mas o fascínio era evidente: transparecia no seu rosto.
Já reformado, conta que é este um hobby ao qual dedica, diariamente, duas a três horas. “Desde miúdo que tenho esta admiração. Agora que tenho mais tempo disponível, é aqui que passo uma parte do meu dia. É uma forma de sentir-me ativo”, conta.
Confessa que já tem algumas dezenas de pombos, salientando que um dos seus maiores cuidados é estes “são um animal altamente reprodutor”. Esclarece que a época de acasalamento é na primavera, mas, mesmo fora de época, “tenho de separar alguns para evitar complicações. Se abrisse os ninhos, seria uma festa que era uma coisa doida”, conta, abrindo um sorriso malandro.
Aproveita para esclarecer que “os pombos-correio não são nenhuns ‘ratos com asas’ como muitas pessoas acham”, aproveitando para realçar a segurança associada às aves, referindo que “os nossos pombos são todos registados e acompanhados no veterinário”.
A dedicação a estas pequenas aves leva António a dirigir-se ali, todos os dias, de forma a permitir aos pombos que façam o seu voo. Intrigou-me como seria o regresso deles ao ‘ninho’. Sorrindo, explica-me que os pombos não são, afinal, muito diferentes das pessoas. “Eu mostro-lhe. Sabe que o pombo procura sempre a sua ‘casa’. Então, assobio e faço barulho com a taça de comida e eles regressam”, relata, adiantando que “eles sabem bem qual é o pombal deles”.
“Vê-los a ir e a voltar é, sem dúvida, uma das minhas alegrias”, conta ainda, com entusiasmo.

Lisboa, 05 Fevereiro 2023
Rui Miguel Pedrosa






Enviar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement