Ad Code

Responsive Advertisement

Amadu Deal, 24 anos

"a juventude é a força motriz de desenvolvimento de quaisquer país”


Amadu Deal, 24 anos, estudante. O meu estranho de hoje, foi diferente, ele é que me abordou, o que teve alguma piada.
“Sou da Guiné-Bissau, nasci em Bissau, que é a cidade principal do país, estou cá nos Açores em São Miguel a tirar licenciatura em Sociologia”, começou por me dizer.
Pedi-lhe para me explicar o porquê estudar nos Açores, respondendo-me com um sorriso na cara, que: “Quando acabei o secundário, tinha o sonho de vir para Portugal, para tirar a minha licenciatura, queria uma cidade tranquila, que não tivesse muita densidade demográfica, e que tivesse uma vida mais simples que não seja tão urbano como Lisboa ou Porto e encontrei os Açores…e quando descobri os Açores, pensei, é isto, é o meu destino, é para aqui que eu vou…os Açores são mesmo o que procurava e vim logo!”
Como estudante de Sociologia, tendo os 'skills' para observar uma sociedade, perguntei-lhe a sua opinião sobre os Açores, e falou-me que era muito bonito, de uma beleza e de um verde, únicos, mas havia um fenómeno que o preocupava; “quando passeio por freguesias mais distantes do centro, eu não encontro muitos jovens e isto é preocupante, temos de manter os jovens, porque a juventude é a força motriz de desenvolvimento de quaisquer país”
Sobre a Guiné, disse-me que: “sim, eu gostava de voltar, eu vim com um propósito, de estudar, e preparar-me melhor para voltar a minha terra e dar a minha contribuição, no entanto, não significa que vou de vez, eu gosto muito dos Açores e açorianos, fui tão acarinhado e sinto-me em casa, cá. Não vejo a minha mãe, o meu pai, os meus irmãos, mas estou em casa aqui, aqui é tranquilo.”
Boa sorte Amadu!

Lagoa, 29 janeiro 2023
Rui Soares








Enviar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement