Ad Code

Responsive Advertisement

João Ricardo Pateiro, 47 anos

João Ricardo Pateiro, 47 anos - Conheci o João aqui em Marcoussis no Euro 2016 onde ele está a trabalhar. Muita gente já ouviu a sua voz na rádio, é ele a voz dos relatos da TSF onde canta após cada golo. Hoje fotografei-o antes da conferência de imprensa de Portugal, onde deixou todos os presentes na sala a rir ao imitar José Cid "Comecei por acaso na rádio, desde pequeno que fazia relatos de jogos de matraquilhos e de subbuteo com amigos e colegas de escola. Um dia na rádio local de Vila do Conde, de onde sou, faltava um jornalista para relatar o dérbi entre as equipas do Varzim e Rio Ave na altura da segunda liga, Fiz esse relato, correu muito bem e fiquei com o bichinho da rádio. Depois fui para a Escola Superior de Jornalismo no Porto e quando acabei entrei para a rádio Nova em 1991, depois a TVi, rádio Comercial, TSF e Sport TV e recentemente também escrevo crónicas para o jornal O Jogo." Perguntei-lhe como surgiu a ideia de cantar os golos "Achei que era preciso uma pedrada no charco do relatos de futebol, sempre fiz adaptações de letras de canções para amigos e familiares e achei que seria giro adaptar aos jogadores. A primeira musica foi num golo de Falcão no Porto, da música Amor de Água Fresca da Dina e era assim: "Jogou fintou e marcou de cabeça, Falcão não há quem não conheça, és um goleador, fazes com que o Porto mais cresça" E para este Euro 2016 quando Portugal marcar? "Tenho uma versão do Ai, destino ai, destino do Toni Carreira e é assim: Golo lindo golo lindo, o melhor que o pais tem, se marcares em Paris, Portugal vibra também." Relativamente às suas muitas viagens pelo Mundo a fazer relatos disse-me: "Fui pai já com 44 anos, tipo Júlio Iglésias, tenho uma menina com 3 anos e antes via os meus colegas a queixarem-se quando estavam longe que as saudades eram difíceis e achava que estavam sempre a exagerar, hoje vejo que sim, que é difícil estar longe da minha filhota, mas sei que sou eu que sofro mais, ela está bem nestas alturas com os avós e a mãe, mas custa bastante."

Marcoussis, França, 16 de junho de 2016.
Miguel A. Lopes


Enviar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement