Ad Code

Responsive Advertisement

Eduardo Évora, 56 anos

Eduardo Évora, 56 anos - Nesta casa viveu a famosa cantora Cabo Verdiana Cesária Évora e este senhor é um dos filhos dela. Hoje ao passar aqui junto à casa reparei no Sr. Eduardo sentado a apreciar a rua "minha mãe tinha 18 anos quando me teve. Neste momento eu vivo em Paris e só me apanhou aqui porque vim cá de férias, tive um acidente aqui em casa e fiquei mais uns tempos por cá." Eu tinha acabado de visitar uma exposição que tem vários artigos que pertenciam a Cesária Évora mas estranhei serem apenas artigos expostos sem qualquer fio condutor e não haver uma descrição da sua vida e questionei o Sr. Eduardo sobre o facto "aquela exposição são de facto artigos que pertenciam à minha mãe, mas nada do que está ali exposto foi doado por nós, aliás muitos dos artigos foi uma empregada da minha mãe que roubou e vendeu para ganhar dinheiro, nem a exposição tem alguma coisa a haver com a nossa família é apenas de um colecionador." Perguntei-lhe se também cantava e do que se lembrava da sua mãe "quando eu saia à noite andava sempre com uma garrafinha de aguardente e depois cantava e tocava umas mornas mas a cantora era a minha mãe. Ela só tinha fama nos palcos porque fora deles era uma pessoa normal, aqui fazia uma vida perfeitamente igual à de todos, mas era muito nervosa se se chateava ou se irritasse já sabíamos que iam voar coisas. Também fumava muito e foi por isso que partiu, ela teve uma pneumonia mas fumava às escondidas e teve uma recaída. No funeral dela acho que foi toda a população de São Vicente, não havia espacinho nenhum no cemitério, mas não foi um funeral triste toda a gente bateu palmas numa última homenagem. No final da pequena conversa pedi se o podia fotografar junto a algo da sua mãe e muito gentilmente abriu a porta de casa e mostrou um retrato a carvão da sua mãe, feito e oferecido por um fã Francês. 

Mindelo, Cabo Verde, 5 de maio de 2016
Miguel A. Lopes



Enviar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement