Ad Code

Responsive Advertisement

Edson Varela, 19 anos

Edson Varela, 19 anos - conheci o Edson numa pizzeria onde fui jantar em Saint-Étienne. Quando nos atendeu, a mim e aos meus colegas, disse que hablava espanhol, mas aquilo suo-me a "espanholês" e perguntei-lhe de onde era: "Je sui Portuguais" sorrimos todos e no final do jantar fui conversar com ele ."Vim para cá com 15 anos, sou da zona do Cacém/Sintra. O meu pai veio uns anos antes à procura de uma vida melhor, já era pedreiro e continua a ser, assim que ele arranjou uma situação estável achou que o melhor era que eu, o meu irmão mais novo e a minha mãe viéssemos para cá viver e viemos os três. Cá já nasceu o outro meu irmão que tem apenas 3 anos. A minha mãe já fazia limpezas em Portugal, mas não dá para comparar em termos de ordenados, aqui ganha-se muito mais a fazer as mesmas coisas que em Portugal. Além disso eu lá não me via com futuro, já andava com más companhias e o melhor mesmo foi ter vindo para cá. Já namoro com uma rapariga francesa há dois anos e estou na universidade a tirar contabilidade. Trabalho aqui nesta pizzeria há um ano e é precisamente para ajudar os meus pais a pagarem-me os estudos e vou fazer tudo para quando acabar o curso trabalhar nessa área." Perguntei-lhe se não tinha saudades de Portugal ao que me respondeu "Tenho, mas só para ir lá de férias, não me vejo a voltar a viver lá e já estou integrado aqui.


Saint-Étienne, França, 13 de junho de 2016.
Miguel A. Lopes



Enviar um comentário

0 Comentários

Ad Code

Responsive Advertisement